segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O Ultimo Empeno de 2009


Tal como vêm sendo habito o local de encontro foi na Capela S.Salvador no Teixoso,pelas 09h, no que seria a ultima saída do BTTEIXO em 2009. Muito fria essa manhã de Domingo, onde propus uma ida até às Cortes do Meio com inicio do Trilho na Subida do Colégio do Tortozendo, volta que acabaria na Rosa Negra.
Lá saímos do Teixoso, Eu, Sérgio Madeira,Tony, Miguel, Vitor, Guilhermino e o Pedro, em direcção ao Tortozendo, a bom rítmo que me encarreguei de impôr pois sabia que a subida das Cortes para o Peão iria causar alguns "Belos Empenos", e muitos de nós tinham hora marcada para o almoço com as respectivas familias.

Para alguns era a primeira vez que percorriam este trilho, ficando desde logo fãs desta volta,não só pela beleza,mas tambem pela diversidade de trilhos que fomos encontrando, registando o ponto alto a passagem da ribeira onde ninguem quis molhar os pés,o espirito de aventura e entre-ajuda, fez com que fosse um momento de boa disposição, pois o BTT não é só pedalar.










À chegada ao cimo das Cortes,teve inicio o "Belo Empeno" com o Vítor em grande forma a ser seguido pelo Guilhermino e pelo Sérgio, mas quem conhece sabe que até chegar ao cruzamento para a Bouça as últimas duas rampas são propicias a uma grande empenadela... o frio aqui fez-se sentir ainda mais, e até à Rosa Negra foi bem durinho.

Não me foi possivel o registo total do percurso pois ao inicio da subida fiquei sem bateria no GPS,no entanto aqui fica o track que ficou gravado.




sábado, 26 de dezembro de 2009

Jantar Natal BTTEIXO


Realiza-mos dia passado dia 22 Dezembro, o Jantar Natal do BTTEIXO, não fomos muitos porque alguns elementos já tinham outros compromissos e outros por outras razões.

Guilhermino,Sérgio Madeira,Miguel,Tony,Tó,Vitor,Hugo,Virgilio e Eu, fizemos parte de uma agradavél tertulia (bem regada,mas sem grande empeno), onde entre outros assuntos ficou desde logo marcada a 1ª Reunião de 2010 do BTTEIXO para dia 7 Janeiro, onde vamos delinear o plano de actividades para 2010,assim como outros assuntos de caracter urgente e de fulcral importância no crescimento deste grupo.

Ficou tambem a promessa e a vontade de nomear o Guilhermino para Administrador da SAD-BTTEIXO... Mas isso é outra história...



No próximo ano gostaríamos de ter a mesa cheia e com a mesma disposição e amizade que une este nucleo "duro".

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

5ªRota Contrabando Penha Garcia

Domingo 13 Dezembro,manhã muito fria, mas com o sol a acordar bem cedo, para nos levar até Penha Garcia,onde nos esperavam os trilhos dessa bela zona raiana.
Bem que o Tony me descreveu a morfologia do terreno que ia encontrar, mas os primeiros 30KM apagaram da minha memória todos os avisos que ele me deu, levando-me a impôr um ritmo forte desde o inicio que mais tarde me custou caro.

Como já vêm sendo habito, fui dos ultimos a sair da linha partida,e desde cedo marquei um ritmo forte para tentar chegar o mais à frente possivél com o objectivo de apanhar os colegas do BTTEIXO. Na divisao dos percursos onde estava o abastecimento, segui de imediato para a longa descida que nos levava para os 55km com dois companheiros de Abrantes, e assim foi por mais alguns km até que decidi arrancar sozinho pois estava bem e com vontade.

A Passagem pela Reserva, e o encontro com o Rio Erges, que divide Portugal de Espanha, foram as fotos que ficaram no meu "registo interno", trilhos com paisagens muito bem cuidadas, não fosse o poder do Grupo Espirito Santo, creio que já tudo tinha sido convertido a cinzas... Mas... como não há trilho sem um belo empeno, aqui fica o registo altimetria desta Rota do Contrabando.

Os ultimos 10km foram agressivos, num constante sobe e desde que impedia encontrar um ritmo, e com subidas a proporcionar belos empenos, e como se não fosse suficiente e porque é nosso dever, parei a meio de uma delas para ajudar um colega que partiu a corrente mais de 30mim parado e ainda uns 5km para pedalar.



No Final de 55km de um dia cheio de bons trilhos, belas paisagens, sol e frio, resta-me salientar que àgua fria sabe bem nas pernas mas depois do banho quente... e que o javali é pra andar a fucinhar na reserva, pra mim no prato NÂO, muito menos pra 200 pessoas poderá ser apreciado como uma verdadeira obra de arte gastronomica da região.

Invernal 2009

Este é sem duvida o nome perfeito para designar este evento, que o CMG prima em organizar ano após ano, sem esquecerem o contrato com o S.Pedro para que nada falte, pois este ano tivemos de tudo... Invernal BTT,sem chuva, vento, frio e alguma neve, não seria Invernal.

O Caminho do Teixoso até à Guarda foi feita sempre debaixo de chuva a "entornar",o que faria prever uma bela manhã no café mais à mão a saborear uns portinhos para aquecer a tripa, esta foi a conclusão a que cheguei mais o meu companheiro viagem Tony.
Chegamos á Guarda e chuva nada!!! Perfeito! Levantar dorsais,equipar e prepar a Flausina para arrancar tudo sem chuva, mas... mal passamos a escola e a chuva começa a cair e cada vez com mais intensidade até ao local da partida oficial.

Partimos e a chuva novamente a carregar e com intensidade, à mistura com o frio, posso dizer que quando entramos no trilho o que caia do céu eram mais "pregos" que água, o que nos levou (eu e o Tony) a parar, e a manter uma longa reflexão se valeria a pena continuar naquelas condições,e conforme prova a foto as opinioes estavam muito divididas

E, é então que uma forte rajada vento, traz consigo a Neve e ai nem hesitei, agora é que vamos, e assim foi, eu e o Tony, já com uma bela meia hora de atraso em relação ao ultimo arrancamos. Tudo mudou quando chegamos ao final da longa e espetacular descida que nos levou até à divisão dos percursos, onde é visivél pelas fotos a boa disposição de quem esteve para desistir, não é SrºTony?


As condições metereologicas melhoraram bastante, permitindo um melhor andamento, contudo o terreno bastante pesado e já bem pisado por todos os betetista que passaram à nossa frente não foi tarefa facíl, sem belos empenos a registar lá se fizeram os 37km deste Invernal 09.

A Salientar que a ultima parte do percurso já na zona urbana devería ter alguem da organização a acautelar as passagens pela estrada, o almoço estava muito bom e creio ser a perfeita refeição (dentro do possivel) para acabar um Domingo de BTT.

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Inicio "Oficial" dos Trilhos e Empenos


Aqui começam os nossos Trilhos e Empenos...

Amigos, abro hoje o meu "caderno de apontamentos",onde vou dar-vos conta de todos os trilhos percorridos, mas, acima de tudo, descrever com pormenor todas as valentes empenadelas, que tanto gozo nos proporcionam e tanto nos dão que contar... Porque para mim, não há trilho sem um belo empeno.

Grande Abraço a todos os que por aqui forem passando, e...

Boas "Empenadelas"


Ricardo Abreu