domingo, 30 de maio de 2010

A Recompensa


Novamente o bichinho mexeu cá dentro e se a semana passada foi por estrada, este domingo decidi que tinha de ser por terra. Tudo pronto, hora e companheiros combinados, e lá arrancamos às 8h do habitual local de encontro do BTTEIXO, a Capela S.Salvador no Teixoso.

O Luis Reis e o Patrick sugeriram que se subisse por estrada até ao Alto S.Gião para ganhar algum tempo,com a rápida descida até Verdelhos também por estrada, e assim iniciamos a dura subida em direcção ao Poço Inferno bem cedo. O Patrick dada a sua condição física foi ficando para trás o que também nos permitiu seguir a um ritmo confortável para que ele pudesse recolar de vez em quando.


Quem já fez este percurso por certo que concordará comigo, chegar ao Poço do Inferno não é difícil, mas daí até aos Piornos é que são elas, e desde já nota 5 ao Patrick que em nenhum momento pensou em desistir e sofreu até ao último metro da longa e penosa subida até aos Piornos.
À Chegada ao Poço Inferno foi tempo para reabastecer, pois até aos Piornos não há agua potavél "à mão"e o calor já se fazia sentir com bastante intensidade, e poucas ou nenhumas são as sombras que existem durante a subida,convém estar bem hidratado.

Colegas para mim esta subida é única, em beleza, e em dureza, e, pela sua dureza permite que se possa testar realmente a nossa condição física e mental, pois respirar em esforço a 1500m Altitude, requer muita concentração


Mas no final ter o privilégio de poder observar o Vale Glaciar do planalto é para mim mais que um troféu, é a devida recompensa que a natureza nos oferece, mas... com todo o respeito pelos colegas betetistas, nada mais se me apraz dizer, subam lá e digam vossa justiça...



Bons Empenos...


Nota.: A organização do Campeonato XCM que se realizou no passado Domingo em Manteigas deveria ter tido o cuidado de recolher o lixo (garrafas agua,embalagens barras...)que os atletas deixaram após a ZA3 que estava instalada um pouco mais à frente do Poço Inferno.

domingo, 23 de maio de 2010

Mas que "Granda Empeno"...



A mim quando se me mete uma "empenadela" na cabeça, nem descanso, e foi assim que aconteceu esta manhã de Domingo, preparei tudo de véspera alimentação, bidons, pequeno-almoço, para sair logo cedinho rumo a Manteigas,para além de ir ver o arranque da decisiva prova do Campeonato XCM, fui também desejar uma boa prova ao amigo e "Mestre" Vítor Gamito, pois há já algum tempo que não estava com ele pessoalmente.

Todas as minhas apostas estavam na vitória do Zé Silva que é treinado pelo Vítor Gamito, (esta dupla este ano está imbatível) o que se veio a confirmar, e em Veteranos B o "Mestre" Gamito acabou tambem no podium como Vice-Campeão da sua classe.


Sai de casa rumo a Manteigas e sozinho,no Teixoso encontrei o Vítor, que prontamente fez questão de me acompanhar. No inicio da subida ao Alto S.Gião encontramos o Guilhermino e o Nuno que tambem se juntaram a nós.

Eu estava mesmo muito bem, pois os "empenos" a que me submeto durante a semana têm os seus resultados, subimos ao Alto S.Gião em rítmo muito vivo, e cedo o Guilhermino e o Nuno tiveram de largar a nossa roda. A descida a Verdelhos deu para reagrupar,mas logo após Vale Amoreira eu e o Vítor voltamos a marcar um rítmo forte, até à chegada a Manteigas, onde o movimento era já bastante com todos os atletas a prepararem as suas montadas e a aquecerem as pernas para os 78km com cerca de 2500m acumulado desta prova.

Dada a partida da prova de XCM, eu e o Vítor decidimos ir até ao Poço do Inferno para ver os atletas passar,(pois o Guilhermino decidiu voltar para trás), a bom ritmo assim seguimos e ao chegar ao Poço do Inferno o comissário que lá se encontrava informou-nos que só por volta das 13h é que os primeiros por ali passariam,e como ainda tínhamos toda a subida de Manteigas até aos Piornos para fazer, voltamos para trás e iniciamos a longa e dura subida até aos Piornos.

O Velho da Marreta acertou-me em cheio, e tive de encaixar um ritmo que me permitisse fazer toda a subida sem paragens e sem desanimar muito o Vítor, pois este gajo esta andar que se farta... foi sempre ele a puxar e no meu rítmo levou-me até aos Piornos, numa tirada com 80km em 4h48m com 2000m acumulado, debaixo de um sol de verdadeiro verão que me deixou com um bronze e pêras...


Foi sem duvida... Um Belo Empeno