quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Finalmente SOL !!!


Até que enfim que os senhores da Metereologia acertaram nas previsões!! Uma bela manhã se sol para a pratica da "doutrina" e às 9h30 lá estava na Srª do Carmo para mais uma volta, que nos levou pela bonita subida de Famalicão até Vale Estrela, esta subida é uma candidata a destronar a minha subida de eleição que é a de Verdelhos até ao Alto S.Gião.

Em ritmo muito calmo fomos até Valhelhas, pois o Paulo disse logo que hoje estava a fazer descanso, e o Cavaca parece que fez um levantamento de rancho em protesto contra as portagens na A23 e já começou a volta sem pilhas!!! Chegados ao Valhelhas iniciamos a subida para a Serra Famalicão e como ninguem se mexia decidi dar a sapatada e abrir a válvula, impus-me um ritmo forte com uma cadência viva e quando achei que estava satisfeito (se bem que a vontade era de continuar) voltei a descer ao encontro do Cavaca que vinha em "Fase de Recobro"

O Paulo e o Fernando seguiram para o Seixo Amarelo, eu e o Cavaca fomos para Vale Estrela e foi aí que recebi um telefonema que em segundos mudou completamente o meu estado psicológico e vai mudar radicalmente a minha vida  nos próximos tempos, mas... enfim solução só a morte não têm!!! Como que a fazer-me arrefecer as ideias (pois tinha a cabeça a mil à hora), um forte vento e o nevoeiro marcou presença apartir daqui até ao alto da Stª Cruz, Guarda é Guarda!!!! Mas a meio da descida novamente o sol a fazer-nos companhia até à Covilhã. Acompanhei o Cavaca até ao Refugio e cheguei a casa com 90km de uma bela manhã de sol e agradavél companhia, com a certeza que a vida vai dar uma volta!!!!

Bons Empenos

domingo, 16 de janeiro de 2011

Mais 100 com a "Branquinha"

Deitar cedo e cedo erguer, dá muito jeito tá-se logo a ver, pois logo às 8h30 quando estava a preparar e verificar a "Branquinha" para mais uma volta, ao acertar a pressão no pneu da frente parti a válvula, e... toca a trocar a camâra ar. Se tivesse ficado na ronha não teria tido tempo de estar a horas a mais uma chamada para a pratica da "doutrina", nem para administrar atempadamente e calmamente a minha suplementação e reforço alimentar.

09h05 e estava a chegar aos arcos, para se dar inicio a mais uma volta Domingueira, que nos levou a percorrer praticamente o mesmo trajecto de segunda-feira quando andamos a fugir da chuva, mas com a subida do Escarigo para o Monte do Bispo e regresso por Caria-Srª do Carmo.

Foram 102km em ritmo calmo pois as voltas Domingueiras são mesmo assim, contudo aproveitei para "limpar o filtro" nas subidas a do Monte Bispo e na da chegada ao Terlamonte, assim como para levar o conta-rotações ao red line por várias vezes para ter a noção de como vai evoluindo o tempo de recuperação, quando chego ao final da subida volta a descer ao encontro dos colegas mais atrasados, desta forma recupero sem arrefecer e faço-lhes companhia. A boa disposição e o recordar de episódios passados são a marca nas "Domingueiras".

Esta semana pelo que os Sr(s) da metereologia estão a prever, vou ter umas belas sessões de rolos no sótão... Apenas deixar uma mensagem de parabéns aos "Limpa-Trilhos" pela iniciativa que levaram a cabo, sim senhor.



Bons Empenos !!!

      

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

A fugir da Chuva...

Com uma folga no trabalho, aproveitei o dia de hoje para logo cedo ir pedalar, e às 9h30 estava junto aos Arcos para me reunir com o Cavaca para mas uma volta. As previsões metereologicas para a manhã de hoje eram animadoras, céu pouco nublado com algumas abertas, quanto a estas previsões já nada se me apraz dizer! Sinceramente com a tecnologia que possuem, como é que é possível!!! Vou comprar um galo igual ao que o meu avo tinha em casa, daqueles que mudam de cor, mas mudam antes do tempo mudar.

Iniciamos a volta às 9h30 em ponto em direcção a Peroviseu com uma temperatura a rondar os 4º e a fugir da chuva que já se fazia sentir. O Cavaca sempre atento a traçar um plano para dar-mos a volta às nuvens carregadas de chuva, Peroviseu, Capinha, Penamacôr e aqui a certeza que iríamos apanhar chuva quer continuasse-mos quer regressa-se-mos pelo mesmo caminho, e seguimos.

À Passagem pela Meimoa, tomamos a direcção das Benquerenças e apartír daqui, chuva e mais chuva e frio, pois a temperatura nunca subiu acima dos 6º. Chegados ao Escarigo decidimos optar por tomar a direcção da Capinha para podermos ter um percurso mais rolante, mas a chuva continuava e cada vez com maior intensidade, com a roupa completamente ensopada o frio instalou-se por todo o corpo e na chegada a Peroviseu tinha os pés em tal estado que já não conseguia colocar força para pedalar a um ritmo que me permitisse manter as pernas minimamente quentes.

Até casa foi sempre a "ganir" a subida do Souto Alto parecia a parte da Varanda dos Carqueijais... eh eh eh ainda me levantei e tentei colher a roda do Cavaca mas à 6 ou 7 pedalada com maior intensidade tinha de abrandar. O factor psicológico estava apenas virado para o frio que estava a sentir e apesar de não estar com cãibras, tinha as pernas geladas e cada pedalada mais forte sentia dores.

Acabei com 103km 4:01:00 de andamento sem paragens, uma volta espetacular, a fazer-me lembrar outros tempos de estrada em que se pedalava nem que estivesse a chover pedras.

Bons Empenos

domingo, 9 de janeiro de 2011

Uma... Rapidinha!!!

Hoje dado o compromisso de Pai que tive, não me consegui despachar a tempo de estar presente às 8h30 na Art´Bike, para mais uma volta, a "volta do Carlos Velho" já a fiz por duas vezes e recomendo. Só fiquei disponivél às 10h00, acabei por ligar ao Sérgio Rodrigues que ia mesmo saír para uma pequena volta.

10h30 no Quiosque do Canhoso foi o local de encontro, para iniciarmos a volta até ao alto S.Gião e de seguida até ao alto da Portela na Vila do Carvalho. É que foi "ganír" a subir pra me manter perto da roda do Sérgio... uí uí... é que o Homem mesmo em inicío época é talega e mai nada. Foram 30km quase sempre em Red Line e sempre a subir como eu gosto. Muito bom este treino, sem duvida que muitas vezes rende mais 1h30 do que 3 ou 4 horas. Amanhã como estou de folga vou com a "branquinha" pra estrada.

Bons Empenos

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

2011... tá a pedalar!!!


Há já alguns dias que tinha decidido que a entrada em 2011 no que diz respeito ao "vicio" seria com a "Branquinha". Como acompanho o Blog do Cavaca e tinham saída marcada no dia 2 (domingo) às 9h30 na Sra do Carmo, foi mesmo direitinho para lá que fui...

Como sempre reúne-se um numeroso grupo de amantes das 2 rodas (na versão estrada), sempre muito bem dispostos e com um espírito de camaradagem sem igual. Apanhei o Cavaca ainda no inicio da subida pra Sra do Carmo e prontamente lhe disse que ia fazer o meu "Baptismo" nas suas voltas.


O meu inicio neste "saudavél vicio" das bicicletas, foi por volta do ano de 1988, pela mão do meu "Padrinho" e Amigo de inigualavél qualidade João Rato. Faziam parte do grupo de então o Paulo Jesus, Carlos Cavalheiro, Vítor Batista, Cavaca, João Venâncio,entre outros, eu era o mais novito e ainda me lembro da Equipa AVIDESA, e do Cavaca dar "cartas" no Ciclismo.

Recordo-me do Grande Prémio Ciclismo da Lardosa, onde o profissional Raul Matias teve de jogar muito sujo, para que o João Rato não ganhasse a prova, levou uma roda de "enxovalhadela" quando subiu ao pódio para receber o prémio... Já lá vão mais de 20 anos...

Mas voltando ao presente, cheguei à Sra do Carmo e já lá estavam alguns colegas, para marcar o ponto o Cavaca tirou a foto de grupo, e saímos para uma calma volta que nos levou por Orjais,Valhelhas,subindo a Serra Famalicão, de seguida descemos para o Seixo Amarelo, Gonçalo, com regresso à Covilhã, com todo o grupo sempre muito bem disposto. Já encontrei um parceiro para as sucessivas "fugas" o Steve vai concerteza ser o meu companheiro de fugas.

Gosto muito do BTT, mas sinceramente não há "vicio" como o primeiro... e a estrada transmite outras sensações. Foram 80km de convívio e boa disposição numa manhã muito agradavél. Sempre que me seja possivél lá estarei à hora marcada para tentar as minhas sucessivas fugas rumo à meta da boa disposição.


Bons Empenos

domingo, 2 de janeiro de 2011

Balanço 2010


Findo o ano de 2010 e já praticamente recomposto de todos os excessos desta quadra festiva, resta-me apenas fazer um pequeno balanço da minha actividade e também tecer um pequeno comentário ao actual cenário ciclistico do ano transacto.

Acabei o ano com cerca de 5000km percorridos, repartidos entre BTT e Estrada, participei pela primeira vez numa prova do Troféu GEO-RAID SERIES, na mais dura de sempre organizada pela Ciclonatur, com o meu grande companheiro Sérgio Madeira, esta participação no Geo-Raid Serra da Estrela mudou para sempre a minha forma de estar perante o desporto que com muita paixão pratico. Participei em eventos na nossa região, e fiz muitos, muitos Kms a solo, mas, o mais empolgante de todos os desafios foi estar na organização da II Rota do Teixo, que me deu imenso prazer, mas da qual tirei uma enorme lição, de como funcionam os meandros do mundo das secretarias, assim como de que materia é feita a união no associativísmo.

Quanto ao actual cenário do BTT na região, creio que enquanto a Federação não se decidir intervir o actual cenário só se virá a degradar ano após ano, pois todos os passeios, rotas... não deveriam publicar qualquer tipo de classificação dos participantes, assim como não deveria ser permitida pela Federação a participação de atletas federados, em eventos de carácter recreativo.

Existem muitos eventos organizados sem qualquer tipo de cuidado, sem que sejam devidamente assegurados os participantes, felizmente que nada de grave tem ocorrido, felizmente... Vejo muitas vezes que ninguém para para perguntar se é preciso ajuda, o que interessa é não perder tempo. A continuar desta forma, na nossa região vamos ver tudo a passar-nos ao lado e a acontecer em outros locais, aceito que outras Câmaras e instituições apoiem os eventos com vontade, mas a vontade em fazer e fazer bem, em dar a cara, em dedicar tempo é que parece que não existe por aqui.

Temos duas espetaculares Serras (Gardunha e Estrela) para que se possa levar a cabo um evento em grande, porque não um ano começar na Gardunha e acabar na Estrela, outro ano começar na Estrela e acabar na Gardunha, com a colaboração de todos os Grupos da região seria concerteza muito mais fácil, faze-lo crescer para que pudesse ser uma referência e atingir o prestigio dos grandes eventos, para atrair os praticantes de todo o País, mas falta uma vez mais união e todos querem protagonismo.

Sei que sou muito critico, pois até comigo mesmo o sou, mas facilmente reconheço os meus erros e mais depressa ainda estendo a mão e peço desculpa, mas, prefiro estar sozinho a não poder dizer o que penso e o que sinto.

Bem... vamos mas é pedalar, que 2011 já começou... Muita Saude para todos são os meus votos



E... Valentes Empenos !!!