sábado, 26 de fevereiro de 2011

A "Estrela" da Gardunha

Se ontem foi dia de "etapa rainha" com a subida a solo ao Alto da Torre, hoje foi dia de responder a mais uma chamada para a prática da doutrina, com a companhia do Cavaca, Guilhermino e Simões, e mais tarde tive o prazer de pedalar tambem com o colega Diogo Fernandes de Alcains.

Saída às 8h30 rumo ao Fundão, depois de ontem ter "conquistado" o Jersey da montanha, hoje tive tempo para observar  a nossa "Estrela" do Alto Serra da Gardunha. Depois dos 85km de ontem, hoje foram mais 130km/1300m ac+, e com subida à Gardunha por ambas as vertentes. Temperatura bastante agradavél e o terreno a convidar a bons andamentos, foram os condimentos para esta manhã de ciclismo e convívio.

Sensações muito boas, alimentação correta, e força muito bem doseada, ainda deram para uma fuga no regresso, disparei na recta da Piscina de Alpedrinha, e só parei cá em cima no Alto, cadência alta e constante e fc 10bpm abaixo do que tinha de máximo à cerca de 2 semanas, e ainda dizem que subir à Torre não é para esta altura??!! Esta semana pedalei cerca de 15h, percorri 327km/4450m ac+.


Amanhã com muita pena minha não vou poder estar presente na subida ao Poço Inferno organizada pelo Spirit Team, a minha esposa está de folga e o pequeno Mário merece passar o dia em família.

Boa semana a todos, e Bons Empenos

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Montanha, Beleza e Dureza!!!


Para aproveitar os últimos dias que "felizmente" me restam de "férias forçadas",e também o excelente dia de Primavera que hoje esteve, decidi apontar à alta montanha, para uma "etapa" a solo de dureza e claro sofrimento!!! Às 9h20 saí de casa em direcção a Orjais, o vento que me fez companhia até Vale Formoso estava a começar a chatear-me, mas assim que iniciei a descida para Valhelhas ficou de costas e animei mais um pouco, detesto vento de cara!!!


Com a sempre imponente "Estrela" ao fundo ainda coberta de neve, e o aproximar a muito bom ritmo de Manteigas, lanço-me mais um desafio a mim próprio: TORRE!!! Parei em Manteigas para aliviar roupa, pois a subida até aos Piornos assim o exige, novo reforço alimentar e aí vou eu. Já lá vão uns 22 anos a primeira vez que subi aos Piornos por Manteigas, com o meu "Padrinho" de ciclismo João Rato, passou mais de metade da subida com a mão no meu selim a empurrar-me... É um amigo enorme!!!

Durante toda a subida muitas vezes me veio à memória as suas palavras de animo na altura... Mas hoje hoje foi bem diferente, apesar de sozinho (como muitas vezes gosto neste tipo de marretadas) subi muito confortável, nas calmas, pois ainda faltava o castigo final de uns intermináveis 7km dos Piornos à Torre. Os valores de fc e tempo de recuperação muito satisfatórios mesmo em subida, não fosse as filmagens que estão a fazer logo a seguir à Fonte da Jonja onde tive de pedir encarecidamente à GNR pra me deixar passar, pois ficar ali parado à espera do "CORTA" era certamente arrefecer bruscamente, com a consequente perda de cadência, que tão bem vinha. Muito Obrigado Srº Agente da Brigada Montanha da GNR que compreendeu e fez o favor de me dar um empurrãozinho na arrancada, BEM HAJA.


Chegado aos Piornos, novamente vestir o colete, e alimentar, pois tudo ficaria "derretido" na espantosa e bela montanha que tinha à minha frente. A descida faz-se num instante, "zás" já tá, e apartír daí é a sofrer e mai nada. Ainda  "quase se rola" durante mais 2km, mas desde que se inicia a subida com o tunél já a frente é que são elas... Já sem mais andamentos, a primeira marretada já tinha levado,tudo estava mais pesado, a segunda marretada ao passar a Santinha onde o vento de cara se lembrou de mim novamente, mas olhar cá pra baixo e contemplar o que já havia vencido dá um novo animo pra finalizar os interminavéis 500m até ao Alto da Torre, e Até me ri com enorme satisfação quando já nos metros finais me deu uma cãibra!!!


Covilhã-Manteigas (1:48:59) Manteigas-Piornos (1:01:12) Nave StºAntº-Torre (00:35:42) Chegada à Torre com 60km/1800m ac+

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

É sempre bom!!!

Com a metereologia a não ajudar, com alguns contratempos pelo meio e com a festa do 1 aniversário do Mário, tudo somado estive 14 dias sem pedalar, apenas 2 passagens muito curtas pelos rolos mas nada de especial, resultado final aumento peso e baixa forma, gaita!!!

No passado domingo regressei ao selim, saída marcada às 8h30 com o Sérgio Rodrigues e com o Nuno, e já sabia o que me ia esperar, sofrimento.... Mal me sentei na "Branquinha" percebi logo que não era um bom dia pra sofrer... as sensações eram muito más, estava desconfortavél, mais pesado e enferrujado, mas lá fui e quando então soube o belo itinerário então ai é que a sentença ficou logo lida, um Belo Empeno e uma valente marretada.

Canhoso-Orjais-Gonçalo-Seixo Amarelo-Famalicão-Valhelhas-Verdelhos-Alto S.Gião-Teixoso-Covilhã, foi esta a receita que me proporcionou uma valente marretada e um Belo Empeno. Depois de 14 dias sem pedalar, tinha bastante dificuldade em controlar a subida da FC e mais dificuldade ainda em recuperar, os níveis força até estavam aceitáveis mas não entrava ar, foi bom pra abrir a pestana e desentupir o filtro, alias é sempre bom!!

Hoje respondi à chamada e;às 9h estava no periferia pra me juntar ao Mestre Cavaca, e também o colega Fernando Caetano, as sensações hoje eram bem diferentes, sem duvida, a juntar a este animo a receita não podia ter sido melhor, pois gozamos de paisagens deslumbrantes que só serviram para motivar ainda mais.


Covilhã-Unhais da Serra-Erada-Paúl-Ourondinho-Cabeço do Pião-Silvares-Souto da Casa-Fundão e aqui tive o prazer de pedalar pela primeira vez com o colega José Carlos que com muita vontade regressa de novo à nossa companhia, sem duvida um excelente companheiro.




Chegados à Covilhã com 80km, e como me estava a apetecer "castigar o coiro" decidi acompanhar o Fernando até Orjais, mas... na subida da Srª do Carmo mudei de ideias, como até Orjais já era só rolar e Fernando já ia bem, decido acabar este belo dia com a subida ao Alto S.Gião, era a minha meta, competir contra mim próprio, e o quanto eu gosto de me desafiar!!!

Há já bastante tempo que tinha esta na cabeça, subir ao Alto S.Gião já com mais de 80km. Até aos 9,5% foi tudo uma maravilha, cadência certinha, fc controlada, muito bom andamento, mas após ter passado a cota dos 800m altitude (sensivelmente os últimos 2km) é sem duvida necessário que a cabeça esteja muito bem, e felizmente estava.  Tudo estava ligado às pernas para que não se quebrasse a cadência o que ditaria "a morte do artista". Sem mais andamentos para subir, e já com o cimo à vista os últimos 300 metros foram terrivéis, mas cheguei ao Alto em 24m34s com um total de 97km e já 5h de andamento, acabando este dia com uns belos 112km/1560ac+.

Venci-me, e sabe tão bem!!!

Bons Empenos

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Fim de Semana em CHEIO!!!

Foi sem margem para duvidas um espetaculo este fim semana... sim senhor!!! 176km percorridos 7h no selim, excelente companhia e uma valente marretada no sábado, como costuma dizer o meu amigo Mário Teodoro "Tudo Maravilhoso!!!"

No sábado a saída foi às 9h na companhia do Mestre Cavaca, do Guilhermino e do Sérgio Rodrigues para uma etapa de 122km que nos levou ao alto da Gardunha, Vale Prazeres, Mata Rainha, Aldeia Stª Margarida, Penamacor, Meimoa, Benquerença, Capinha, Peroviseu. Eu estava decido a "atacar" pois ainda ando a libertar a "raiva" de 11 anos de trabalho que acabaram sem qualquer tipo de respeito e sem qualquer tipo de ética no bom tratamento ao cliente, no seio dos grandes grupos não existem nomes mas sim números, e foi assim na SaraLee/BIMBO, a eles o meu BEM HAJA!! ATÉ NUNCA...

Mas vamos ao que realmente interessa, logo no inicio da subida da Serra da Gardunha, e vai disto... desferi um ataque. Estes "ataques" serviram sobretudo para efectuar umas séries em "A6" (receita da GMTSports),e mais alguns "ataques" pelo caminho se foram sucedendo, sendo que a chegada a Penamacor foi em ritmo infernal. Contudo fui acumulando facturas durante estes 122km que a 20km do final tive de pagar, passar o cheque, e já não tinha saldo, e vai disto o "Velho da Marreta" acertou-me mesmo em cheio. Sorte que vale ter assim companheiros o Cavaca e o Sérgio lá moralizaram um pouco e cheguei com as peças todas.

Domingo manhã, recuperação feita, níveis repostos e às 9h30 lá estava eu para me reunir com o Sérgio e o Nuno, para mais 2 horas de ciclismo de mais uma espetacular manha de sol com temperaturas amenas, saímos do Canhoso em ritmo de aquecimento em direcção a Orjais, Valhelhas, Vale Amoreira, Verdelhos, Alto S.Gião, num total de 54km 2h10m.

As sensações após a Marretada de ontem eram muito boas o que me transmitiu confiança, no inicio da subida da Serra da Comenda logo percebi que não seria boa ideia continuar de "talega engrenada" pois não conseguiria concluir os 7km até ao alto s.gião em ritmo confortavél. Passamos Verdelhos e pouco tempo depois de iniciarmos a subida o Sérgio "ataca" tentei aumentar o rítmo mas era cedo demais, algumas centenas metros à frente o Sérgio dá por terminada a sua missão e eu continuei no meu ritmo, e como nestas situações é normal depois de passar por ele ganhei um pouco mais de fôlego e foi assim até cá acima, sempre a aviar... fiquei deverás surpreendido comigo mesmo, cadência, fc, tudo muito bem.

Todos cometemos erros até os melhores entre os melhores, mas... não há ninguém que nos conheça melhor que nós próprios, saber interpretar no momento certo as sensações que o corpo nos transmite é uma mais valia. Já dizia o Mestre Alves Barbosa  "É preciso sofrer nos treinos, para ir descansado pra competição", e como a minha competição é comigo mesmo, é sempre a sofrer!!!



Uma Boa Semana a todos e Boas Marretadas