segunda-feira, 12 de julho de 2010

Geo Raid Serra da Estrela 2010


Seguramente que os amantes do BTT já ouviram falar do Geo-Raid, (para quem ainda não sabe bem o que significa passem em http://www.geo-raid.com/ e vejam),e, desde a minha participação "clandestina" na edição do ano passado que me ficou cá uma coisa daquelas no estômago... e me fez preparar a mente e o corpo para participar na edição deste ano.


Faltava apenas propor este desafio a um aventureiro para alinhar à partida comigo, pois é uma aventura por equipas de 2 elementos, onde tem de permanecer sempre juntos até ao final, com a orientação do percurso a ser efectuada através de GPS, e com várias regras a terem de ser cumpridas.


O Sérgio Madeira aceitou de imediato o desafio e tudo começou a ser preparado, para esta longa e dura jornada que nos levou a percorrer dos locais mais recônditos do maciço central da nossa "Estrela" e onde eu nunca tinha pensado ir de bicicleta, levando-nos a Videmonte,Linhares, Folgosinho, Santinha, Penhas Douradas, numa etapa que só no Sábado teve mais de 4000m acumulado em 116km, e onde as temperaturas estiveram sempre acima dos 35º

Sabíamos que não iria ser nada fácil, e apenas um objectivo estava traçado, terminar em cima da bicicleta. O Geo-Raid é acima de tudo um teste às capacidades físicas e mentais, onde se vive um espírito completamente diferente do que estava habituado nos passeios e maratonas onde participo aqui e ali.

No Geo-Raid existe uma comunidade de Betetistas , onde todos somos os mais fortes e de um momento para o outro passamos a ser completamente impotentes para sentar no selim e conseguir dar uma única pedalada, a exigência física deste desafio não perdoa nem aos melhores e todos em algum momento pensaram em desistir.

Mas existe sempre uma palavra vinda de alguém que passa por nós e que de repente nos lembra-mos de lhe ter dado também uma palavra de animo kms atrás quando passamos por ele e estava em dificuldades, existe no Geo-Raid um objectivo comum, chegar ao final, esta é sem duvida a grande vitória de todos os participantes.


Seriam muitas linhas de texto para relatar esta aventura de 116km, apenas saliento que tive um verdadeiro colega de equipa e mais que um colega de equipa foi um verdadeiro AMIGO que nunca permitiu que eu desistisse, Muito Obrigado Sérgio pro ano lá estaremos novamente.


Já nos 18km finais na subida de Manteigas para as Penhas Saúde, foi ele que psicologicamente me levou até lá acima, pois as forças já não existiam mas as suas palavras a encorajarem valeram por 1000 barras e assim conseguimos terminar os 116km da mais dura etapa de sempre da Geo-Raid Series alguma vez organizada.


A etapa de Domingo seriam mais 84km com cerca de 2500m acumulado, apesar dos problemas técnicos na Flausina que ficou sem travão da frente a 25km do final, decidimos que dada a condição fisica em que nos encontravamos não estaríamos minimamente em condições de alinhar na etapa de Domingo, fica já traçado o objectivo para a edição 2011, acabar os 2 dias.
Mais de metade das equipas não acabou os dois dias, e muitas foram as que desistiram no Sabado, e outras tantas só chegou um elemento...



E Fica a questão... Vale a pena tanto sofrimento ?






É claro que vale, enquanto crescermos como Seres Humanos.



Bons Empenos






Sem comentários:

Enviar um comentário