segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Passeios, Rotas ou Pura Competição ???


Com o crescente numero de eventos de BTT a acontecerem em simultaneo no mesmo fim semana e no mesmo dia na nossa região, começa a tornar-se dificil conseguir seleccionar em qual deles participar, o panorama economico tambem não ajuda em nada para que se possa marcar presença em todos, o que por vezes provoca situações de divisão em grupos para poderem marcar presença em todos os eventos.

Começam tambem, e cada vez mais a deixar de fazer sentido o nome de alguns eventos, pois Passeio ou Rota, não faz qualquer sentido quando os eventos são organizados com um forte caracter competitivo, o que faz com que o espirito de camaradagem aliado ao contacto com a natureza que esta modalidade nos proporciona, se percam a uma velocidade igual à que alguns dos participantes fazem questão de impôr, pois nem sequer a paisagem conseguem apreciar, e alguns nem se dignam a parar para pelo minimo perguntar se o colega necessita de ajuda.

No ultimo evento em que participei assisti a actos por parte de individuos que estavam em cima de bicicletas, que revelam uma tremenda falta de respeito para com os colegas praticantes de BTT e que em nada abonam em prol do crescimento desta modalidade. Com comportamentos assim é dificil motivar novos praticantes, e incentiva-los a que continuem, pois porque estes tiveram de desmontar a meio de uma subida sem conseguirem prontamente encostar para deixar o trilho completamente desimpedido para os "Absalon´s" poderem passar sem terem de passar pela vergonha de desmontarem tambem.

Deixo um conselho às organizações, não publiquem quaisquer classificações dos Passeios ou Rotas, promovam concursos fotográficos premiados, reconheçam os mais novos e os mais velhos participantes e os grupos mais numerosos; quanto aos "Absalon´s" que por ai andam a envergonhar a modalidade, tratem da documentação e na próxima época participem no Campeonato de XCM/XCO para poderem integrar uma competição a sério e ocupar o devido lugar no vosso escalão.

Continuo a gostar de bicicletas (não consigo levar a "Flausina" a um evento sem estar lavadinha) e de participar em eventos, pois sei que estas situações apesar de começarem a ser frequentes são uma excepção, felizmente sei que existe muito betetista que partilha destas opiniões.

O meu adversário sou EU mesmo, e a minha meta é superar-me, salvaguardando sempre a minha integridade fisica e a dos meus colegas.



Bons Empenos... Colegas


3 comentários:

  1. Só por este artigo, mereces uma medalha!! Apoio e subescrevo na totalidade, assino por baixo!
    AM2P

    ResponderEliminar
  2. Não o conheço mas identifico-me com cada palavra que aqui escreveu.
    As ideias propostas às organizações eram excelentes meiros de travar estes pseudo-qualquer coisa...

    Muito bem escrito!

    Daniel Lopes

    ResponderEliminar