quarta-feira, 3 de novembro de 2010

90km a solo...


A subida à Cabeça da Azinha à já algum tempo que me andava a dar um certo desconforto no estomago, aquela sensação de ter borboletas na barriga... No sabado enviei sms aos colegas e amigos, mas... ninguem se mostrou disponivél para alinhar nesta pequena aventura. Como as previsoes metereologicas para 2ªfeira 1 Novembro eram já bem mais animadoras, decidi ir sozinho.

Tudo preparado na noite anterior, e na manhã de 2ªfeira ainda esperei até às 10h00 para ver se haveria algum companheiro para alinhar, mas não, e às 10h eu e a "Flausina" lá fomos em direcção ao Teixoso para tomar o trilho no local habitual rumo a Verdelhos. Espetaculo estava o terreno depois da tempestade de domingo, o ar muito fresco permitiu alimentar a vontade enorme que tinha de cumprir esta missão: chegar à Cabeça Azinha! Aproveitei o track do dia 2 do Geo Raid e ainda antes de chegar a Verdelhos entrei na Rota desse track que vinha da descida da Fonte Serra e eu vinha da Fonte dos Amieiros.




Passei Verdelhos, e tomei o trilho ao lado da Ribeira de Bejames em direcção a Vale Amoreira, indo sair ao Alcatrao para acabar de passar a Serra da Comenda até à ponte de Vale de Amoreira, e aqui sim começava a doer, pois até ao Fragusto nada mais havia senão subir, subir, subir...
Mas digo-vos é lindo, lindo, lindo o que os nossos olhos podem contemplar enquanto tentamos encontrar a cadência que nos permita confortavelmente e em harmonia disfrutar de tão bela paisagemChegado à Quinta do Fragusto foi tempo de atestar as minhas energias,com a floresta do fragusto como pano de fundo,é unica aquela floresta sem duvida.




Como estava muito bem decidi desde logo que depois da subida à Cabeça da Azinha continuaria até Manteigas. Nem imaginam a quantidade de castanhas que há pelo chão... e tão cara que ela esta!!! Rumo à cabeça da Azinha um novo elemento juntou-se à minha aventura O Vento obrigando a uma paragem forçada para adaptar o vestuário a este novo elemento, e por vezes era mesmo obrigado a desmultiplicar os andamentos tal era a intensidade das rajadas sorte que não eram constantes.


Chegar à Cabeça da Azinha foi o dever cumprido, é.... Espetacular toda aquela vista, e mais não digo, ponham pernas a caminho e subam lá que vale bem a pena.



Cabeça da Azinha para trás era hora de impôr um ritmo mais forte em direcção a Manteigas, mas por vezes quer por força do vento, quer pelas cores que nesta altura do ano(e que são as minhas preferidas) dominam a paisagem e que me obrigavam a observar com mais calma toda aquela "pintura natural" tinha de abrandar o ritmo




A passagem pelo posto de vigia de S.Lourenço marcava outro ponto de grande beleza, e poucos minutos depois tambem a 1ª distração na leitura do GPS que me custou um engano no percurso em bem mais de 30mim, até retomar novamente o trilho depois de ter tentado apanhar novamente a rota noutro local, mas sem sucesso dada a morfologia do terreno para azar meu.




Já em Manteigas e com este contratempo tive de abortar a subida ao Poço do Inferno para depois descer a Verdelhos por ai, tomei então a estrada nacional em direcção a Vale de Amoreira onde parei para beber uma agua das pedras. Em Vale Amoreira outro elemento se juntou a mim "O Frio" pois ja tinha trocado de roupa na chegada à Azinha e a que tinha vestida estava toda molhada, o sol já não se fazia sentir e a sensação frio era cada vez maior, mas a subida de Verdelhos até ao Alto S.Gião deu para aquecer e de que maneira, contudo tive de controlar muito bem o andamento pois o equipamento molhado juntando o frio não ajudaram em nada as pernas que começavam a dar sinais de rotura





Cheguei a casa no limite da luz solar,com 89km e 6h a pedalar com 2300m ac+, mas com a certeza de ter cumprido um objectivo, sofri porque quis e gostei,ri-me sozinho, pensei...pensei... e enchi a cabeça de AR PURO, e de trilhos pintados de cores espetaculares.

E muitos dos meus Amigos perguntam: Epá sozinho??!! e se aconteçe algo??!!

Épa quando morrer vou deitado, não vou em cima da "Flausina"


Bons Empenos

Sem comentários:

Enviar um comentário