sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Montanha, Beleza e Dureza!!!


Para aproveitar os últimos dias que "felizmente" me restam de "férias forçadas",e também o excelente dia de Primavera que hoje esteve, decidi apontar à alta montanha, para uma "etapa" a solo de dureza e claro sofrimento!!! Às 9h20 saí de casa em direcção a Orjais, o vento que me fez companhia até Vale Formoso estava a começar a chatear-me, mas assim que iniciei a descida para Valhelhas ficou de costas e animei mais um pouco, detesto vento de cara!!!


Com a sempre imponente "Estrela" ao fundo ainda coberta de neve, e o aproximar a muito bom ritmo de Manteigas, lanço-me mais um desafio a mim próprio: TORRE!!! Parei em Manteigas para aliviar roupa, pois a subida até aos Piornos assim o exige, novo reforço alimentar e aí vou eu. Já lá vão uns 22 anos a primeira vez que subi aos Piornos por Manteigas, com o meu "Padrinho" de ciclismo João Rato, passou mais de metade da subida com a mão no meu selim a empurrar-me... É um amigo enorme!!!

Durante toda a subida muitas vezes me veio à memória as suas palavras de animo na altura... Mas hoje hoje foi bem diferente, apesar de sozinho (como muitas vezes gosto neste tipo de marretadas) subi muito confortável, nas calmas, pois ainda faltava o castigo final de uns intermináveis 7km dos Piornos à Torre. Os valores de fc e tempo de recuperação muito satisfatórios mesmo em subida, não fosse as filmagens que estão a fazer logo a seguir à Fonte da Jonja onde tive de pedir encarecidamente à GNR pra me deixar passar, pois ficar ali parado à espera do "CORTA" era certamente arrefecer bruscamente, com a consequente perda de cadência, que tão bem vinha. Muito Obrigado Srº Agente da Brigada Montanha da GNR que compreendeu e fez o favor de me dar um empurrãozinho na arrancada, BEM HAJA.


Chegado aos Piornos, novamente vestir o colete, e alimentar, pois tudo ficaria "derretido" na espantosa e bela montanha que tinha à minha frente. A descida faz-se num instante, "zás" já tá, e apartír daí é a sofrer e mai nada. Ainda  "quase se rola" durante mais 2km, mas desde que se inicia a subida com o tunél já a frente é que são elas... Já sem mais andamentos, a primeira marretada já tinha levado,tudo estava mais pesado, a segunda marretada ao passar a Santinha onde o vento de cara se lembrou de mim novamente, mas olhar cá pra baixo e contemplar o que já havia vencido dá um novo animo pra finalizar os interminavéis 500m até ao Alto da Torre, e Até me ri com enorme satisfação quando já nos metros finais me deu uma cãibra!!!


Covilhã-Manteigas (1:48:59) Manteigas-Piornos (1:01:12) Nave StºAntº-Torre (00:35:42) Chegada à Torre com 60km/1800m ac+

Sem comentários:

Enviar um comentário